terça-feira, 2 de outubro de 2012

Capitulo 164 - A maldição consome a terra



             CAPÍTULO – 164                          -                                  Bento Bevilacqua.
             A MALDIÇÃO CONSOME A TERRA DE CANAÃ (Israel contaminou-a Caps.10, 132)

 (Cap. 10- Israel trouxe a maldição da Lei sobre si, em Canaã. Cap.132)
 (Cap. 3- Israel entra na terra de Canaã. Caps.31, 100, 101B)
 (Cap. 22- Israel derramou muito sangue inocente, em Canaã. Cap.160)
 (Cap. 31- Israel foi arrancado da terra de Canaã. Caps.3, 100, 101B)
 (Cap. 100- Israel será plantado na sua terra de Canaã novamente. Cap.101B)
 (Cap. 101B- A terra de Canaã será repartida pela segunda vez, entre as tribos de Israel. Cap.100)
 (Cap. 132- Foi colocado a benção e a maldição na Lei, diante de Israel, em Canaã. Cap.10)

       Os antigos moradores da terra de Canaã, eles não conheciam e nem seguiam à Deus, eles seguiam as suas própria doutrinas e ensinamentos, eles adoravam ídolos, eram povos ricos e forte que habitavam na terra. A terra de Canaã, era uma terra muita fértil, uma terra desejável por todas as nações daquela época, mas a terra já tinha dono. Deus fez os céus e a terra, tudo pertence a Ele, Ele dá a quem quiser e Ele se agradou de dar aos descendentes de Abraão chamados de povo de Israel, já que Deus tinha feito um acordo, um concerto com Abraão, que lhe daria toda a terra de Canaã aos seus descendentes
      No capítulo 3, vemos o povo de Israel entrando na terra de Canaã, mas toda a lei dada através de Moisés foi feita e dada por Deus, antes de Israel entrar na terra, para que Israel entrasse na terra já conhecendo a Lei, para Israel não contaminar a terra. Canaã deveria ser uma terra santa diante de Deus. A Lei foi feita e dada ao povo de Israel em duas parte: Uma no monte Sinai, chamado de Orebe também e a outra parte, as margens do rio Jordão, antes de Israel entrar na terra, para Israel entrar na terra já conhecendo a Lei e não contaminar ela mais do que já estava contaminada pelos antigos moradores. A ordem de Deus éra para o povo de Israel, após entrar na terra, purificá-la de todos os seus ídolos, de todas as idolatrias. A terra de Canaã era cheia de altares para os ídolos dos antigos moradores. O povo de Israel, após entrar na terra, deveria derrubar todos esses altares e queimá-los todos, assim como todas as imagens e esculturas de ídolos, Israel deveria purificar toda a terra de toda a sua idolatria, para se tornar uma terra santa diante de Deus. A nação de Israel foi formada por Deus, para servir de nome, louvor e gloria, aos olhos de todas as nações daquela época, mas para isso, Israel deveria honrar à Deus, a única forma de Israel honrar à Deus, era seguindo e guardando toda a sua Lei, dada através do seu servo Moisés
     No capítulo 22, vemos que o povo de Israel, contaminou a terra de Canaã com muito sangue inocente, uma terra que deveria ser santa diante de Deus, a cada dia que passava Israel contaminava mais ela ainda com sangue inocente, conforme vemos no Capítulo 22, alem de Israel contaminar a terra de Canaã com sangue inocentes, eles contaminaram a terra com muitos ídolos, conforme vemos no capítulo 8, já que o povo de Israel se uniu e passou a seguir as doutrinas das nações estrangeiras, conforme vemos no capítulo 6. No início, os primeiros pais, após entrarem na terra, eles purificaram a terra de todas as idolatrias, mas com o passar do tempo e das gerações, o povo foi se afastando de Deus e começou  a contaminar a terra de Canaã novamente, que deveria ser uma terra santa diante de Deus. O povo de Israel chegou ao ponto de fazer pior do que os antigos moradores da terra de Canaã, conforme vemos no Capítulo 159.
     Quando Deus deu a Lei para o povo de Israel seguir na terra de Canaã, Deus colocou a benção e a maldição na Lei diante do povo de Israel, conforme vemos no Capítulo 132, mas após o povo cometer muitas iniquidades e abominações diante de Deus, conforme vemos no Capítulo 25, toda as maldições da Lei dada através de Moisés, veio sobre o povo de Israel, conforme vemos no Capítulo 10, assim como a maldição veio sobre o povo, veio também sobre toda a terra de Canaã, conforme vemos em Isaias 24-5, onde fala que, toda a terra de Canaã está contaminada.
     Em Deuteronômio 4-26, Deus tomou o céu e a terra em testemunha contra o povo de Israel, que eles só poderiam permanecerem na terra, se eles guardassem toda a Lei, do contrario, a terra vomitaria o povo, isso é, Israel deixaria de receber as bênçãos e proteção de Deus. Israel não tinha mais a proteção do Senhor contra os seus inimigos e com isso, sempre vinha os ataques e saques dos seus inimigos. Israel deixou de ter paz na sua própria terra. Quando Israel recebeu a terra de Canaã em herança, era uma terra muita produtiva, já que, quando Moisés enviou os espias para espiarem a terra, precisou de dois homens espias para carregarem um cacho de uva em uma vara, atualmente a terra de Israel possui muitos desertos, e em muitas regiões hoje, só é possível a produção de alimentos, por causa do sistema de irrigação avançado que Israel possui, já que a sua terra possui hoje muitos desertos, por causa de toda a maldição da Lei, que veio sobre o povo e sobre toda a terra de Canaã, conforme vemos no Capítulo 10.

 A maldição consome a terra de Canaã, conforme:

Deut. 28-15-Se Israel não guardar os mandamentos e estatutos (em Canaã) virão todas as maldições da lei (cap.132)

Deut. 29-27- Pelo que, a ira do Senhor (cap.30) se acendeu contra Israel, para trazer toda a maldição da lei (cap.10)

Is. 24-5- A terra de Canaã está contaminada (com ídolos, cap.8 e com sangue inocente, cap.22)

Is. 24-6- A maldição consome a terra de Canaã (cap.10) pelas transgressões de Israel (cap.25)

Ez. 36-18- Derramarei o meu furor sobre eles (sobre Israel, caps.45, 54, 58)

Dan. 9-11- Todo o povo de Israel transgrediu a lei (caps.25, 131) a maldição derramou sobre eles (cap.10)

Dan. 9-13- Toda a maldição da lei (cap.132), veio sobre o povo (de Israel, cap.10)

Zac. 8-13- O povo de Israel, ficou sendo uma maldição (cap.10) no meio de todas as nações (um opróbrio, cap.32)

Mal. 2-2- Israel não ouviu (cap.131), por isso, veio a maldição sobre o povo (na terra de Canaã, cap.10)

Mal. 2-8- Israel desviou do caminho e tropeçou na Lei (na terra de Canaã, cap.131)

E-mail:  bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua 

2 comentários:

  1. irmão bento o meu nome é lima , o sr. frequenta alguma denominação cristã ? qual ? a admiro o seu blog mas surgiu-me uma curiosidade quando o sr mencionou a (pastores,evangélicos )deu-me á entender que o sr. não evangélico ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, Lima. Se ser evangélico é aceitar esse sistema religiosos atual, eu posso dizer que não sou. Eu temo muito à Deus, tenho amor pela verdade, e sempre busquei a verdade, e Deus tem me abençoado com conhecimento e sabedoria. Sou batizado em uma igreja evangélica há 20 anos, mas só frequentei ela durante dois meses, não frequento ela e nem sou dela. Alguém vai falar que eu sou um de fora, sim, sou um de fora desse sistema religioso, e Deus jamais iria pegar uma pessoa, envolvida nesse sistema. Dou um exemplo: Como Deus vai pegar você, para falar contra a sua "igreja"? Entendeu, é por isso, que Deus tem que pegar um de fora do sistema religiosos, para falar contra o sistema. Fique na paz e na bênção.

      Excluir