quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Capítulo 87 - Deus vai livrar, salvar e ajuntar o povo de Israel



           CAPÍTULO – 87                                  -                          Bento Bevilacqua
            DEUS VAI AJUNTAR, LIVRAR E SALVAR O POVO DE ISRAEL (Caps.1, 35, 38, 97, 154, 157)
               (Deus vai livrar, salvar e ajuntar o povo de Israel - 1Crônicas 16-35)

   (Jer. 31-36- Se você mudar as ordenanças do céu, para que o sol não brilhe, Israel deixará de ser uma nação diante de Deus, no milênio da restauração. Caps.35, 38, 97, 154, 157)
   (Cap. 35- Jesus Cristo vai ajuntar as suas ovelhas, o povo de Israel. Caps.35, 97, 154, 157)
   (Cap. 38- Jesus Cristo vai restaurar as doze tribos de Israel, para o milênio. Caps.97, 154, 157)
   (Cap. 97- Israel será restaurado e se congregará para servir ao Senhor, no milênio. Cap.100)
   (Cap. 98- Deus habitará novamente no meio do povo de Israel, no milênio. Caps.12, 161, 165)
   (Cap. 100- Israel será plantado na sua terra de Canaã novamente, no milênio. Caps.3, 31)
   (Cap. 154- Os desterrados de Israel serão ajuntados, para o milênio. Caps.35, 38, 97, 157)
   (Cap. 161- Israel habitará diante da face do Senhor, no milênio da restauração. Cap.12, 97, 165)
   (Cap. 163- A ira de Deus sobre o povo de Israel, só dura por um pequeno momento. Caps.30, 45)

        A salvação, podemos dividi-la ou classificá-la em dois grupos: A salvação Espiritual e eterna e a Salvação carnal, das mãos dos nossos inimigos. Quando Deus nos livra das mãos dos nossos inimigos, Ele está nos salvando. Veja em 1Crônicas 16-35, em que Davi disse: Salva-nos ò Deus da nossa salvação, ajunta-nos e livra-nos das nações, vejam que nessa passagem, que é uma profecia de Davi, que ele está pedindo à Deus, para que, Ele salve e livre o povo de Israel das mãos dos seus inimigos, veja que, Davi disse para Deus, livrar das nações, veja que Davi, está pedindo a salvação de Deus, para o seu povo de Israel, essa salvação que Davi esta pedindo a Deus, por ser uma profecia, ainda vai acontecer, vemos muitas outras passagens neste Capítulo (87). Veja nesta mesma passagem de 1Crônicas16-35, que Davi está pedindo à Deus, para que Deus ajunta o povo de Israel, esse ajunta aqui falado por Davi, é a restauração do povo de Israel, que ainda acontecerá, o que o Davi falou, foi uma profecia, veja a restauração do povo de Israel, nos Capítulos 35, 38, 97, 100, 154 e 157, entre outros mais. No Capítulo 97, vemos que o povo de Israel, será restaurado e se congregará para servir ao Senhor. No Capítulo 157, vemos que os desterrados de Israel serão ajuntados, no momento que Deus estará ajuntando o povo de Israel de todo o mundo, Deus está salvando o resto do seu povo, das mãos das nações, conforme a profecia de Davi em 1Crônicas 16-35. No livro de salmos de Davi, encontramos muitas passagens falando sobre a salvação do povo de Israel, falado por Davi, porque já naquela época de Davi, Israel já não estava andando nas Leis de Deus de uma forma correta diante do Senhor, o povo já estava se afastando cada vez mais das Leis de Deus e com isso, Israel éra sempre entregue nas mãos dos seus inimigos, os quais levavam o povo de Israel para o cativeiro já que Deus muitas vezes, entregava o povo de Israel nas mãos dos seus inimigos, por causa das suas iniquidades e abominações cometidas, conforme vemos no Capítulo 25.
     Em Salmos 28-9, vemos Davi pedir à Deus, para que Deus apascenta o seu povo de Israel, é uma profecia de Davi, isso vai acontecer mesmo, conforme vemos no Capítulo 105, em que o Senhor Jesus Cristo, vai reinar sobre o povo de Israel. No Capítulo 35, vemos que o Senhor Jesus Cristo, vai ajuntar as suas ovelhas, se referindo ao povo de Israel que estão esparramados. No Capítulo 38, vemos em várias passagens que o Senhor Jesus, vai restaurar as doze tribos de Israel, aqui estará se cumprindo a profecia de Davi, que ele disse em Salmos 28-9, pedindo a Deus, que apascenta o seu povo de Israel, isso porque, o povo de Israel será apascentado pelo Senhor Jesus Cristo, durante o milênio da  restauração, o milênio em que o Satanás estará preso, conforme vemos em Apocalipse 20-2 e 20-3 e no Capitulo 157, vemos várias passagens, que o Senhor Jesus vai apascentar as suas ovelhas, se referindo ao povo de Israel, e com isso, o Senhor Jesus Cristo será o único Pastor, em que haverá um só Pastor para um só rebanho. Todos os joelhos se dobrarão diante do Senhor (Is.45-23, Rom.14-11, Fil.2-10), em que todos os povos adorarão ao Senhor, conforme vemos no Capítulo 111. Veja também aqui em Salmos 28-9, que Davi está pedindo à Deus, que é uma profecia, para que Deus exalte o seu povo de Israel, realmente o povo de Israel será exaltado acima de todas as nações, durante o milênio da restauração, vemos isso em várias passagens no Capítulo 117, que o povo de Israel terá poder e domínio sobre todas as nações do mundo, durante o milênio da restauração, que será no novo céu e na nova terra, após as tribulações e assolações do apocalipse, isto é, a nação de Israel será um reino sacerdotal de Deus, conforme está escrito em Êxodo 19-6 e Isaías 61-6, isso éra para ter acontecido após o povo de Israel ter entrado na terra de Canaã, más pelo motivo de Israel ter quebrado a Lei de Deus, de ter cometido muitas iniquidades e abominações diante de Deus, conforme vemos no Capítulo 25, o plano de Deus de ter um povo Santo, habitado em uma terra Santa, um reino sacerdotal diante de si, ainda não se cumpriu, más ainda se cumprirá, como foi dito pelo Senhor Jesus Cristo, no novo Testamento, que, antes que o céu e a terra passem, toda a Lei dada através de Moisés será toda cumprida, sem cair um til ou um jota da Lei (Mat.5-18), o que acontecerá durante o milênio da restauração, más para isso, Deus ajuntará o povo de Israel de todas as nações, por onde estão esparramados e com isso, Deus estará livrando e salvado o povo de Israel das mãos de todas as nações, foi o que Davi disse em: 1Crônicas16-35, que é uma profecia, em que Davi pede à Deus, para que Deus livre o povo de Israel das nações, das mãos dos seus inimigos
     Em Salmos 79-9, Davi está pedindo à Deus, a Salvação, que vai acontecer conforme vemos em varias passagens neste capítulo (87), e está pedindo o perdão de Deus para o seu povo de Israel, é uma profecia dita por Davi, realmente vai acontecer o perdão de Deus para o resto do povo de Israel, conforme vemos no Capítulo 90, que Deus vai perdoar e ter misericórdia do resto do povo de Israel. Em Salmos 72-13, Davi está falando através de uma profecia, que Deus vai livrar os aflitos e necessitados da violência, isso acontecerá durante o milênio da restauração porque no Capítulo 119, vemos que não haverá mais guerra no mundo, durante o milênio da restauração, e com isso os aflitos e os necessitados estarão livres da violência, Deus estará salvando os aflitos e os necessitados da violência, estará dando uma salvação carnal, conforme vemos em varias passagens neste capítulo. Em Salmos 85-9, Davi disse que a salvação de Deus está perto, para que a gloria de Deus, habite na terra de Israel, vejam aqui, que Davi está falando através de uma profecia, que a gloria de Deus, isto é, o nome de Deus, habitará na terra de Israel (Cap.98), já que Deus habita no espaço infinito, não tem uma Casa ou um Templo para a sua própria habitação, só serve para habitação do seu nome e da sua gloria, um ponto de referência para os homens aqui na terra.
       Aqui em Salmos 85-9, Davi está falando que após Deus salvar o povo de Israel, a sua gloria habitará na terra de Israel, é o que podemos vermos em varias passagens no Capítulo 98, que Deus habitará novamente no meio do povo de Israel, durante o milênio da restauração. No Capítulo 161, vemos em varias passagens, que o povo de Israel habitará diante da face do Senhor, durante o milênio da restauração, após Deus salvar o povo de Israel das mãos dos seus inimigos
     Em Isaías 60-16, vemos que o povo de Israel será salvo pelo Senhor, que Israel receberá muitas riquezas de todas as nações, isso porque no Capítulo 112, vemos que todas as nações do mundo levarão presentes e riquezas para o Senhor, na nova Jerusalém, na terra de Israel, onde estará o trono do Senhor, conforme vemos no Capítulo 109, varias passagens sobre a nova Jerusalém. As nações levarão presentes ao Senhor, más todas essas riquezas, ficarão com o povo de Israel, já que o povo de Israel será um reino sacerdotal de Deus, durante o milênio da restauração, e no Capítulo 120, vemos que o povo de Israel terá muitas riquezas e abundâncias no milênio da restauração, após o povo de Israel ser salvo por Deus, isto é, serão restaurados, serão plantados na sua terra de Canaã novamente conforme vemos no Capítulo 100, é o que fala em Zacarias 10-6, que Deus vai salvar o povo de Israel e plantá-los na sua própria terra, na terra de Canaã, cuja terra de Canaã será repartida pela segunda vez entre as tribos de Israel (Cap.101B).
       Em Romanos 9-27, está escrito que, ainda que o povo de Israel seja como a areia do mar, só o resto será salvo, essa salvação aqui, está se referindo da salvação carnal, das mãos dos seus inimigos, já que muitos outros, que não estarão neste resto, falado aqui em Romanos 9-27, terão a salvação Espiritual prometida por Deus. Em Romanos 11-5, fala que ficou um resto, segundo a eleição da graça, na graça do Senhor e não pela Lei dada através de Moisés, serão salvos também, aqui entra a salvação  dos gentios, dos estrangeiros, dos não descendentes de Israel. Se Deus vai salvar o resto do povo de Israel, Ele também salvará os que tiverem direito a salvação, mesmo não sendo descendentes de Israel.

       Deus vai ajuntar, livrar e salvar  o resto do povo de Israel, conforme as passagens:              
      
  Gên. 49-18- A tua Salvação, espero, ò Senhor (Israel está esperando a salvação do Senhor, caps.87, 90)
  1Crô. 16-35- E dizei: Salva-nos, ò Deus da nossa salvação, ajunta-nos (Israel será restaurado, caps. 97, 154 ) e livra-nos das nações, para que louvamos o teu nome (durante o milênio)
  Jô 22-29- Deus salvará os humildes (os mansos herdarão a terra, cap.102, Deus levantará aos pobres, cap.115)
  1Crô. 16-35- Deus vai livrar, salvar e ajuntar o povo de Israel (é uma profecia de Davi)
  Sal. 3-8- A Salvação vem do Senhor sobre o teu povo (o povo de Israel, caps.87, 90)
  Sal. 7-10- O meu escudo está com Deus, que salva os retos de coração (caps.102, 115)
  Sal. 9-14- Para que eu conte todos os teus louvores as portas de Jerusalém, me alegre na tua salvação (cap.106)
  Sal. 12-1- Salva-nos, Senhor, porque faltam homens benignos, porque são poucos os fiéis entre os homens
  Sal. 12-5- Por causa da opressão dos pobres, por causa dos gemidos dos necessitados, me levantarei agora (cap.42)
  Sal. 13-5- Mas eu confio na tua benignidade, na tua salvação o meu coração se alegrará (Israel se alegrará,  cap.106)
  Sal. 14-7- Oh, se de Sião (Jerusalém) já tivera vindo a redenção de Israel, quando o Senhor fizer voltar (cap.100)
diz o Senhor, porei em salvo os humildes (caps.102, 115)
  Sal. 18-27- Porque Tu livrarás o povo aflito (cap.115) e abaterás os olhos altivos (caps.46, 83, 84)
  Sal. 20-5- Nós nos alegramos (Israel, cap.106) na tua salvação e em nome do nosso Deus, arvoraremos pendões
  Sal. 24-5- Este receberá a Benção do Senhor e a justiça da tua salvação
  Sal. 27-1- O Senhor é a minha luz e a minha salvação
  Sal. 28-9- Salva o teu povo (Israel), abençoa a tua herança, apascenta-os (caps.35, 157) e exalta-os para sempre
  Sal. 35-9- E a minha alma se alegrará no Senhor, alegrar-se-á na tua salvação (no milênio, cap.106)
  Sal. 37-39- Más a salvação dos justos (cap.115) vem do Senhor, Ele é a sua fortaleza, no tempo da angustia
  Sal. 40-3- Muitos o verão e temerão e confiarão no Senhor (no milênio, cap.111)
  Sal. 44-23- Desperta (cap.42),  porque dormes Senhor? Não rejeita nós (Israel) para sempre
  Sal. 44-26- Levanta em nosso auxilio (Israel) e resgata-nos por amor das tuas misericórdia (vai perdoar, cap.90)
  Sal. 51-12- Torna a dar-me a alegria da tua salvação (cap.106)
  Sal. 62-7- Em Deus está a minha salvação e a minha gloria (a gloria de Israel no milênio, caps.116, 117)
  Sal. 65-5- Com coisas tremenda de justiça nos responderás, ò Deus da nossa salvação
  Sal. 67-2- Todas as nações conhecerão a salvação do Senhor (cap.89)
  Sal. 72-13- Compadecer-se-á do pobre e do aflito e salva as almas dos necessitados (cap.115)
  Sal. 72-13- Libertarás a alma dos aflitos e necessitados do engano e da violência (cap.115)
  Sal. 79-9- Ajuda-nos (Israel) ò Deus da nossa salvação, pela gloria do teu nome, livra-nos e perdoa-nos (cap.90)
  Sal. 80-2- desperta o teu poder e vem salvar-nos (salvar e perdoar o resto de Israel, cap.90)
  Sal. 80-3- Faze nos voltar (Israel, caps.97, 100, 154) ò Deus, faze resplandecer o teu rosto e seremos salvos
  Sal. 80-19- Faze-nos voltar (caps.100, 154) Senhor, Deus dos exércitos, faze resplandecer o teu rosto
  Sal. 80-7- Faze-nos voltar (Israel, caps.100, 154) ò Deus, faze resplandecer o teu rosto e seremos salvos
  Sal. 85-4- Torna-nos a trazer (caps.100, 154) ò Deus da nossa salvação e retira de nós a tua ira (caps.90, 163)
  Sal. 85-7- Mostra-nos Senhor, a tua misericórdia (cap.90) e conceda-nos a tua salvação (para Israel)
  Sal. 85-9- Certamente que a salvação está perto, daqueles que o temem, para que a gloria do Senhor
habite na terra de Israel (durante o milênio da restauração, caps.98, 161, 165)
  Sal. 98-2- O Senhor fez notória a sua salvação, manifestou a sua justiça aos olhos de todas as nações (cap.162)
  Sal. 98-3- Lembrou-se da sua benignidade e da sua verdade para com a casa de Israel, todas as extremidades da terra, viram a salvação do Senhor (é uma profecia, ainda acontecerá,durante o milênio da restauração)
  Sal. 106-4- Lembra-te de mim Senhor, segundo a tua boa vontade, para com a casa de Israel, visita-me com a tua salvação (Deus vai perdoar o resto do povo de Israel, cap.103)
  Sal. 106-47- Salva-nos (Israel) Senhor, nosso Deus e congrega-nos, ajunta-nos (caps.35, 100, 154) dentre todas as nações, para que (Israel) louvemos o teu nome Santo        
  Sal. 108-6- Para que sejam livres os teus amados, salva-nos (Israel, cap.1)
  Sal. 118-15- Nas casas dos justos (caps.102, 115) há voz de júbilo (no milênio, cap.106) e de salvação, o Senhor fez proezas (é uma profecia, ainda acontecera no milênio da restauração)
  Sal. 132-16- Vestirei de salvação os teus sacerdotes (de Israel) e os teus Santos rejubilarão (já jubilou no passado)
  Sal. 149-4- Porque o Senhor se agrada do seu povo (Israel), Ele adornará os mansos com a salvação (caps.102, 115)
  Is. 25-9- E naquele dia (milênio), se dirá: Eis que esse é o nosso Deus, a quem aguardávamos, Ele nos salvará, este é o Senhor, a quem aguardávamos (povo Israel) na sua salvação, gozaremos e nos alegremos (no milênio, cap.106)
  Is. 26-1- Naquele dia, se entoará este cântico na terra de Judá: Uma forte cidade temos, Jerusalém (cap.109) a que Deus pos a salvação por muros e ante muros (durante o milênio da restauração)
  Is. 31-5- O Senhor amparará à Jerusalém (o povo de Israel, durante o milênio da restauração)
  Is. 33-2- O Senhor será a salvação  no tempo da tribulação
  Is. 33-6- E haverá estabilidade no seu tempo e abundância de salvação (durante o milênio, cap.105)
  Is. 33-22- O Senhor é o nosso Rei, Ele nos salvará (salvará a Israel, cap.105)
  Is. 35-4- Dizei aos turbados de coração: Esforça-vos, não temais, eis que o vosso Deus virá (cap.115)
 Is. 37-20- Agora pois Senhor, nosso Deus, livra-nos (Israel) para que todos os reinos da terra, conheçam que só Tu és o Senhor (cap.89)
  Is. 45-8- Abra-se a terra e produza-se a salvação e a justiça frutifique juntamente (na restauração, cap.162)
  Is. 45-17- Israel é salvo pelo Senhor, com uma eterna salvação (durante o milênio da restauração, cap.90)
  Is. 46-13- Faço chegar a minha salvação, e não está longe, a minha salvação não tardará
  Is. 49-6- Israel terá a salvação do Senhor, até as extremidades da terra (Deus vai perdoar o resto Israel, cap.90)
  Is. 49-8- No tempo favorável (no milênio) te ouvirei e no dia da salvação te ajudarei
  Is. 49-26- Todas as carnes saberão que Deus é o Senhor (cap.89), o teu Salvador, o teu Redentor, o forte de Israel
  Is. 51-5- Perto está a minha justiça (cap.162), vem saindo a minha salvação, os meus braços julgarão os povos
  Is. 52-7- Quão suave são sobre os montes, os pés dos que anunciam as boas novas, que faz ouvir a paz, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina (reinará durante o milênio da restauração, cap.105)
  Is. 52-10- Todas as nações verão a salvação do Senhor, até os confins da terra (no milênio, cap.111)
  Is. 51-8- A salvação do Senhor durará de geração em geração (durante o milênio da restauração)
  Is. 56-1- Assim diz o Senhor, mantende o juízo, fazei justiça, porque a minha salvação está preste a vir
  Is. 59-11- O juízo (cap.162) e a salvação do Senhor logo virá, não falhará (durante o milênio)
  Is. 60-16- Israel terá a salvação do Senhor, e receberás muitas riquezas das nações (caps.112,116, 117, 120)
  Is. 61-10- Jerusalém (Israel) será coberta de salvação e de justiça (no milênio da restauração)
  Is. 62-1- Por amor à Jerusalém (Israel) Deus não calará para sempre, até que saia a sua justiça (cap.162) como um resplendor e a sua salvação como uma tocha acesa (no milênio)
  Is. 62-11- Eis que o Senhor fez ouvir até as extremidades da terra, dizei a filha (Jerusalém) de Sião: Eis que a tua salvação vem
  Is. 65-24- E será que, antes que clamem (Israel), Eu responderei, estando eles  falando ainda, ouvirei (milênio)
  Jer. 3-23- Em Deus, está a salvação de Israel (virá após Deus derramar a sua ira no apocalipse, cap.45)
  Jer. 17-14- Sara-me Senhor e sararei, salva-me e serei salvo (Israel), porque Tu és o meu louvor
  Jer. 23-3- Deus vai salvar e recolher as suas ovelhas (o resto do povo de Israel, caps.35, 38, 97, 154, 157)
  Jer. 23-6- Nos seus dias (no milênio, cap.105) Israel será salvo e habitará seguro (cap.118)
  Jer. 30-11- Porque Eu sou contigo (Israel) diz o Senhor, para te salvar
  Jer. 31-7- Salva Senhor o teu povo (o resto de Israel, cap.103. Vai perdoar, cap.90. Vai purificar o resto cap.142)
  Ez. 28-24- E a Casa de Israel, nunca mais terá espinho que a pique, nem espinho que lhe cause dor (Zac.14-12)
  Sof. 3-17- O Senhor teu Deus, está no meio de ti (Israel, no milênio, caps.98, 161, 165) poderoso para te salvar
  Sof. 3-19- Deus vai salvar os pobres, os aflitos e necessitados (cap.115, herdarão a terra no milênio, cap.102)
  Zac. 8-7- Assim diz o Senhor: Eis que salvarei o povo de Israel do oriente e do ocidente (caps.35,100, 154)
  Zac. 8-13- Assim como Israel foi uma maldição e opróbrio (cap.32) entre as nações, Deus vai salvar o povo de Israel e serão uma benção (no milênio da restauração, caps.99, 104)
  Zac. 9-9- O Senhor Jesus Cristo é o Salvador de Israel, o Rei de Israel (vai reinar no milênio, cap.105)
  Zac. 9-16- E o Senhor seu Deus, naquele dia, os salvará, como um rebanho (Israel é o rebanho do Senhor, cap.157)
 Zac. 10-6- E fortalecerei a casa de Judá (tribo de Judá) e salvarei a casa de José e tornarei a plantá-los (cap.100) na terra de Israel, porque me apiedarei deles (do resto de Israel, caps.90, 103)
  Zac. 12-7- E o Senhor, primeiramente salvará a casa de Judá (tribo Judá) para que a casa de Davi e a gloria dos
habitantes de Jerusalém, não sejam exaltada acima de Judá (tribo Judá)
  Hab. 3-13- Tu saíste para o salvamento do teu povo de Israel (durante o milênio da restauração)
  Mal. 4-2- Mas para vós que temais o meu nome, nascerá o sol da justiça e a salvação (herdarão a terra, cap.102)
  Mat. 1-21- Jesus Cristo vai salvar a Israel dos seus pecados (caps.87, 90)
  Luc. 1-71- Para nos livrar das mãos dos nossos inimigos, das mãos dos que nos aborrecem
 Luc. 1-74- De conceder-nos que, libertados (Israel) das mãos dos nossos inimigos, o serviremos (cap.97)
  Luc. 3-6- E todas as carne verão a salvação de Deus (durante o milênio da restauração, cap.111)
  S.João 4-22- A salvação vem dos judeus (do Senhor Jesus, que nasceu na tribo de Judá, cap.105)
  S.João 4-42- Jesus cristo é o Salvador do mundo (no milênio da restauração, satanás estará preso, Apoc.20-2)
  S.João 12-47- Jesus Cristo veio para salvar o mundo (durante o milênio da restauração, satanás preso, Apoc.20-2)
  Atos 13-23- Da descendência de Davi, Deus levantou o Senhor Jesus, o Salvador de Israel
  Atos 28-20- Jesus Cristo é a esperança da salvação do povo de Israel (vai restaurar, caps.35, 38, 100, 154, 157)
  Atos 15-17- Para que o resto do povo de Israel, busquem ao Senhor (no milênio da restauração, caps.98, 161, 165)
  Rom. 9-27- Ainda que o resto do povo de Israel, seja como a areia do mar, só o resto será salvo (caps.90, 103)
  Rom. 11-5- Assim pois também nesse tempo, ficou um resto, segundo a eleição da graça
  Rom. 11-5- Assim pois também neste tempo, ficou um resto, segundo a eleição da graça que serão salvos
  1Ped. 1-5- Que mediante a fé, estais guardado na virtude de Deus, para a salvação já preste para se revelar no último tempo (no milênio da restauração, o milênio em que o satanás estará preso, Apoc.20-2)
  Apoc. 12-10- Agora chegada está a salvação, a força, o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo (cap.105)    

E-mail:  bentomaringa@bol.com.br    -  Bento Bevilacqua   

Um comentário:

  1. exelente postagem meu amigo, bom saber que tem pessoas que enxergam as profecias claramente , que DEUS nao rejeitou seu povo escolhido ...

    ResponderExcluir