quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Capítulo 17B - Deus não aceitava mais as ofertas e sacrifícios de Israel



           CAPÍTULO – 17B                         -                          Bento Bevilacqua.
            DEUS  NÃO ACEITAVA MAIS AS OFERTAS E SACRIFÍCIOS DE ISRAEL
                  (Os sacrifícios que Israel oferecia- Cap.17A. Os sacrifícios ainda serão de justiça- Cap.125)

     Nota: Vejam no final deste, as passagens provando na Bíblia, que Deus não aceitava mais os sacrifícios e ofertas do povo de Israel.
    (Ecles. 5-1- Sacrifícios sem justiça e sem misericórdia, são sacrifícios de tolos)
    (Lev. 22-20- Israel não poderia oferecer animais doente ou aleijado, em sacrifícios ao Senhor)
    (Mal. 1-13- Israel oferecia animais roubado, doente e aleijado em sacrifícios ao Senhor)
    (Osé. 3-4- Israel ficará por muitos dias, sem oferecer sacrifícios a Deus e sem Rei. Dias atuais)
    (Osé. 6-6- Deus quer misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento mais que os holocaustos)
    (Mal. 3-3- Após Israel ser purificado, Israel oferecerás sacrifícios de justiça, na restauração)
    (Osé. 6-6- Deus quer misericórdia e não sacrifícios.Mat.9-13)
    (Mat. 9-13- Aprendei o que significa: Misericordia eu quero e não sacrifícios) 
    (Mar. 12-33- Amar a Deus de todo o entendimento, vale mais do que os sacrifícios e ofertas)
    (Mat. 9-13- Aprendei, o que quer dizer: Misericórdia quero e não sacrifícios, Osé.6-6)
    (Cap. 17A- Os sacrifícios e ofertas que Israel ofereciam a Deus)
    (Cap. 125- Na restauração, as ofertas e sacrifícios serão de justiça, acompanhado de justiça)
           
         Deus colocou o povo de Israel na terra de Canaã, e deu a sua Lei para Israel seguir, e segundo a Lei, existia todo um ritual a ser seguido pelo povo de Israel, entre esses, estavam as ofertas e os sacrifícios que o povo tinha que oferecer a Deus, esses sacrifícios, só poderiam serem oferecidos pelos sacerdotes levitas, os descendentes da tribo de Levi, que foram escolhidos por Deus, para serem os seus sacerdotes, para ministrarem o sacerdócio perante Deus, conforme vemos no Capítulo 11A. Deus é Espírito, não come carne de animais, e nem é alimentado pelo homem. Todos os animais que existem, foram criados por Ele, tudo pertence a Ele, e com isso, quando Ele pede sacrifícios de animais a si, segundo a determinação da sua Lei, Ele não esta tirando animais de ninguém, porque tudo foi feito por Ele e tudo pertence a Ele
        No Capítulo 17A, vemos as ofertas e sacrifícios que o povo de Israel ofereciam a Deus, ao entrarem na terra de Canaã. Israel foi formado por Deus, para ser um povo santo, conforme vemos no Capítulo 133, e Deus, só aceita os sacrifícios de seus filhos, dos que obedecem a sua Lei e Mandamentos, e com isso, Deus passa a ter prazer em tais pessoas, e com isso, as suas ofertas e sacrifícios são aceitos por Ele, incluindo as orações e os cânticos. Vemos em Atos 10-4, que as esmolas e as orações de Cornélio subiram a Deus em sua memória, vejam que as orações de Cornélio, subiu ao céu junto com as esmolas, isso quer dizer, que Cornélio ajudava os pobres, e com isso, ele agradava a Deus, e o Senhor aceitava as orações de Cornélio, isso quer dizer, que Deus só aceita as nossas ofertas, os nossos sacrifícios, as orações, os cânticos e os jejuns, se esses forem a Ele, acompanhados da justiça, da ajuda para com os mais pobres e necessitados. Se praticarmos a justiça, Deus passa a ter prazer em nós, e com isso, Ele aceita a nossa presença e de tudo que oferecemos a Ele. No Capítulo 17A, vemos em varias passagens, que na Lei dada através de Moisés, Deus pede as ofertas e os sacrifícios ao povo de Israel, incluindo os dízimos, mas as ofertas, os dízimos e as primícias ficavam para os sacerdotes levitas e para os seus familiares, já que esses, não receberam terra em herança, ao entrarem na terra de Canaã, conforme vemos nos Capítulos 11B e 11C, os sacerdotes levitas, receberam a missão de Deus, de cuidarem do seu Templo e ministrarem o sacerdócio perante si, em beneficio de todo o resto do povo de Israel. Se o povo de Israel seguissem toda a Lei dada através de Moisés, Deus teria muito prazer em Israel e os sacrifícios do povo seria agradável e aceitável a Deus, e uma forma, dos sacrifícios de Israel se tornarem agradáveis a Deus, seria se Israel praticasse toda a Lei do Senhor, que é praticar a justiça e a misericórdia para com os mais pobres, Deus passaria a ter prazer em seu povo, Israel se tornaria um povo intocável pelos seus inimigos. Se na Lei, Deus pede as ofertas e os sacrifícios, é porque Ele quer, más para Ele aceitar as ofertas e os sacrifícios, tem que irem a Ele, acompanhados da justiça, da ajuda para com os mais pobres e necessitados.
       Se olharmos de Isaías 1-11 até Isaías 1-18, vemos que o povo de Israel, procurava seguir a Lei. Israel oferecia os incensos a Deus, segundo a determinação da Lei, oferecia os  sacrifícios, os cânticos, as orações e fazia todas as festividades determinada pela Lei, tais como: A festa das primícias, da páscoa, das luas novas, entre outras mais determinada pela Lei dada através de Moisés, más o povo de Israel, incluindo os seus sacerdotes e reis, eles não tinham o entendimento e sabedoria de Deus, Deus queria as ofertas e sacrifícios sim, mas que todas essas coisas, fossem a Deus, acompanhadas da justiça, que é a ajuda e a misericórdia para com os mais pobres e necessitados, que são as coisas mais importante da Lei. Se olharmos de Isaías 1-11 até Isaías 1-18, vemos que o povo de Israel, procurava oferecer todos os sacrifícios a Deus, incluindo todas as solenidades religiosos a Deus, más não praticava a parte mais importante da Lei, que era a ajuda e socorro aos mais pobres e fracos. Quem oferecia os sacrifícios a Deus, era o povo de Israel, e em Oséias 6-6, Deus fala a Israel, que Ele quer misericórdia e não sacrifícios a si mesmo, isto é, Ele quer os sacrifícios sim, porque estão na Lei, mas Ele quer, que os sacrifícios vão até Ele, acompanhados da justiça, da ajuda aos mais pobres e necessitados. Quando Deus fala que Ele quer misericórdia e não sacrifícios, Ele esta falando, que entre os sacrifícios a si próprio e da ajuda aos mais pobres e necessitados, devermos ajudarmos os mais pobres, isso porque, Deus é auto suficiente, Ele não é alimentado pelo homem e nem precisa da ajuda dos homens, Ele não tem fome, mas sim, os nossos irmãos mais pobres. São os nossos irmãos mais pobres e necessitados que precisam da nossa ajuda, e não Deus, Deus não precisa do homem e nem é alimentado pelo homem. Deus quer o louvor e a adoração dos seus filhos sim, mas esses louvores e adorações, tem que irem a Deus, acompanhados da justiça e misericórdia para com os mais pobres e necessitados, conforme vemos no Capítulo 13, Deus pedindo muito ao povo de Israel, para ajudar os mais pobres e necessitados na terra de Canaã.  
         Deus pode alimentar a acabar com todos os pobres da terra, se Ele quiser, só que, seria Ele praticando a justiça e não nós, então,  Ele deixa os pobres na terra, para testar a nossa justiça e misericórdia, más durante o milênio da restauração, em que o Senhor reinará, conforme vemos em Apoc.20-6 e no Capítulo 105, não haverá mais pobres na terra e nem necessitados, porque todos serão apascentados pelo Senhor, conforme vemos no Capítulo 157. No Capítulo 114, vemos que Deus vai levantar e fazer juízo e justiça na terra, durante o milênio da restauração
    Neste Capítulo (17B), vemos em varias passagens, que Deus não aceitava mais as ofertas e os sacrifícios do povo de Israel, conforme vemos de Isaías 1-11 até Isaías 1-18, isso porque, as ofertas e os sacrifícios do povo de Israel, não iam a Ele, acompanhados da justiça, da ajuda aos mais pobres, e com isso, os cânticos, as orações, os jejuns, os incensos e os sacrifícios do povo de Israel, se tornaram uma abominação diante de Deus, Ele não aceitava mais a presença do povo de Israel (Is.1-11 a 1-18), isso também serve para os nossos dias, já que, se Deus não aceitava mais a presença do povo de Israel por falta de justiça, você acha, que Deus iria aceitar a nossa presença, através dos cânticos e das orações? Acredito eu que não, já que a doutrina do Senhor Jesus, é baseada no repartir dos pães, da ajuda para com os mais pobres, que é o mesmo princípio da Lei dada através de Moisés, que consiste em praticar a justiça para com os mais pobres e necessitados. Vemos em Isaías 1-15, que, quando o povo de Israel faziam as suas orações, com as mãos estendidas aos céus, Deus escondia os seus olhos, Deus não ouvia as orações de Israel, por falta de praticarem a justiça para com os mais pobres. No capítulo 125, vemos que, as ofertas e os sacrifícios do povo de Israel, serão de justiça, isto é, irão a Deus acompanhados da justiça, durante o milênio da restauração.
        No Capítulo 17A, vemos em varias passagens, Deus pedindo sacrifícios de animais ao povo de Israel, e em Oséias 6-6, vemos Deus falando, que Ele quer misericórdia e não sacrifícios, então, Deus estaria se contradizendo? Não Deus não está se contradizendo não. Na Lei dada ao povo de Israel, Deus pede sacrifícios de animais ao povo de Israel, conforme vemos no Capítulo 17A, mas também na Lei, Ele pede para o povo de Israel ajudar os pobres e necessitados na terra de Canaã, que é praticar a justiça de Deus, conforme vemos nos Capítulos 13 e 39. Quando alguem oferece um sacrifício a Deus, isso não significa que Deus vai aceitar o tal sacrifícios, Ele pode aceitar sim ou não. Vemos nesse Capítulo (17B), que Deus não aceitava mais os sacrifícios do povo de Israel, na terra de Canaã. Para que Deus aceitasse os sacrifícios de Israel, esses sacrifícios de Israel, deveria ir a Deus, acompanhados da justiça, da ajuda aos mais pobres e necessitados, coisa que o povo de Israel não fazia, Israel não ajudava os pobres e necessitados na terra de Canaã, conforme vemos no Capítulo 23, e com isso, deus não aceitava mais os sacríficos de Israel (Cap.17B), porque esses sacrifícios não iam a Deus, acompanhados da justiça, da ajuda aos mais pobres e necessitados, quer a prova? Veja de Isaías 1-11 a Isaías 1-118, que Deus não aceitava mais os sacrifícios e nem ouvia as orações de  Israel (Is.1-15), porque Israel não ajudava os pobres. Em Isaías 1-17 e 18, Deus fala ao povo de Israel que, se Israel ajudasse os pobres e necessitados, os pecados de Israel, se tornariam brancos como a neve.
       Vemos então, que o povo de Israel oferecia sacrifícios de animais a Deus, mas os sacrifícios de Israel, não iam a Deus, acompanhado da justiça e misericórdia, que é a ajuda aos mais pobres e necessitados (Cap.23), e com isso, Deus falou ao povo de Israel, assim: Povo de Israel, EU QUERO MISERICORDIA (ajuda aos mais pobres) e não sacrifícios de animais a mim,  isso porque, Israel oferecia sacrifícios de animais a Deus, mas não ajudava os mais pobres e necessitados, na terra de Canaã, e com isso, Deus estava falando ao povo de Israel, que Israel poderia deixar de oferecer sacrifícios de animais a Deus, porque Ele não tem fome e nem é alimentado pelo homem, mas o povo de Israel, não podia deixar de ajudar os mais pobres e necessitados, que era um dos itens da Lei, para Israel seguir em Canaã (Cap.13).
        O povo de Israel não entendia o significado de Oséias 6-6, onde Deus pede misericórdia, que e ajuda aos pobres e necessitados e não sacrifícios a si mesmo. O Senhor Jesus nos manda a aprendermos o significado do Oséias 6-6, onde Deus pede misericórdia e não sacrifícios, conforme o Senhor Jesus falou em Mateus 9-13. Hoje, quando o povo evangélico vai nas igrejas, ouvem a palavra, pregam a palavras, cantam hinos ao Senhor, fazem orações, mas todas essas coisas, não são ato de justiça e misericórdia para com os mais pobres, e com isso, tudo se torna a fé morta que não salva (Tiago 2-14, 2-20, 2-26). Se Deus não ouvia e não aceitava o povo de Israel, porque Israel não ajudava os pobres (Is.1-11 a 1-18), você acha que Deus iria aceitar outros povos e nação, que não pratica a justiça?          
   
       Deus não aceitava mais as ofertas e os sacrifícios do povo de Israel, conforme as passagens:    

  Sal. 4-5- Deus quer sacrifícios de justiça (acompanhado da justiça e misericórdia para com os mais pobres, cap.13)
  Sal. 50-10- Todas as coisas que existem no mundo, foram feitas por Deus, todas as coisas são Dele e
quando Israel, oferecia sacrifícios à Deus, Deus não estava pegando animais de ninguém
  Sal. 50-11- Todos os animais são de Deus e com isso, Deus não está tirando animais de ninguém
  Sal. 50-12- Deus não tem fome, Deus não precisa de animais para comer
  Sal. 50-14- Deus quer sacrifícios de louvor (de justiça cap.39)
  Sal. 50-23- Os que oferecem sacrifícios de louvor, glorifica à Deus
  Sal. 51-16- Deus não tem prazer em sacrifícios e nem se deleitas em holocaustos, a não ser, que o povo pratique o juízo e a justiça (cap.13, 39)
  Sal. 51-19- Deus só tem prazer em sacrifícios de Justiça (que venha acompanhados de justiça, caps.13, 39)
  Prov. 21-3- Fazer justiça (caps.13, 39) e julgar com retidão, é mais aceitável ao Senhor do que oferecer sacrifícios
  Ecles. 5-1- Deus quer que o povo ouve e cumpre (caps.13, 39) e não ficarem oferecendo sacrifícios tolos
  Ecles. 5-1- Sacrifícios sem justiça e sem misericórdia, são sacrificios de tolos   
  Is. 1-11- De que me serve as multidões de sacrifícios? Já estou fartos dos sacrifícios (sem ajuda aos pobres, cap.13)
  Is. 1-13- Não tragais mais sacrifícios debalde, o incenso é para mim abominação, as tuas luas novas, os sábados e as convocações, já não posso suportar, nem os cultos e as festas (sem justiça, Is.1-17 e 1-18, cap.23)
  Is. 1-14- As solenidades de Israel, aborrecia à Deus (Israel não ajudava os pobres, Is.1-17, Is.1-18, caps.23, 40)
  Is. 1-15- Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vos os meus olhos (falta justiça, caps.23, 40)
  Jer. 6-20- Vossos holocaustos não me agradam, nem são suaves os vossos sacrifícios (falta justiça, caps.23, 40)
  Jer. 14-12- Quando jejuarem, não ouvirei seu clamor, quando oferecerem holocaustos e ofertas, não agradarei
  Osé. 3-4- Porque os filhos de Israel, ficarão por muitos dias sem oferecerem sacrifícios e sem Rei (cap.33)  
  Osé. 6-6- Deus quer misericórdia e não sacrifícios e o conhecimento mais do que os holocaustos (Mat.9-13)
  Amós 5-21- Deus despreza as festas, as vossas assembléia solene, não me dão nenhum prazer (caps.23, 40)
  Amós 5-22- A ainda que me ofereceis holocaustos e ofertas de manjares, não me agradarei deles (caps.23,40)
  Amós 5-25- Durante quarenta anos no deserto, Israel não ofereceu sacrifícios à Deus (cap.17A)
  Miq. 7-8- Deus só pede para o homem, praticar a justiça e ames a beneficência e que ande humildemente
  Ageu 2-14- Todas as obras das mãos do povo de Israel e todas as ofertas e sacrifícios eram imundos
  Mal. 1-8- Porque, quando trazeis animais cegos para o sacrifícios, não faz mal? Apresente ao teu príncipe, para ver se ele se agrada de ti? Se ele vai aceitar a tua pessoa?
  Mal. 1-13- Israel desprezava as ofertas e sacrifícios do Senhor, Israel oferecia o roubado, o coxo e doente
  Mal. 1-10- Deus já não tinha mais prazer nos sacerdotes de Israel (abandonaram a sua lei, cap.131)
  Mal. 2-13- Deus já não olhava mais para as ofertas de Israel, nem aceitava mais os sacerdotes
  Mal. 3-3- Israel será purificado (cap.142) e então, trarão ofertas de Justiça ao Senhor (no milênio, cap.125)
  Mar. 12-33- Amar à Deus de todo o coração e de todo o entendimento, vale mais que os sacrifícios  
  Mat. 9-13- Aprendei o que quer dizer: Misericórdia quero (caps.13, 39) e não sacrifícios (Osé.6-6, Deus queria os sacrifícios de animais de Israel sim, mas que viessem acompanhados da ajuda aos pobres, caps.13, 39)

E-mail:  bentomaringa@bol.com.br  -  Bento Bevilacqua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário