quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Capítulo 131 - Israel virou as costa para Deus e para a sua Lei



               CAPÍTULO – 131            -                    Bento Bevilacqua.
                   ISRAEL VIROU A COSTA PARA DEUS E PARA A SUA LEI EM CANAÃ

(2Reis 22-8- Israel chegou ao ponto, de perder o livro da Lei de Deus, em Canaã. Cap.2B)
(Deut.27-13- Foi lançado a maldição do monte Ebal, por:
   Rubem, Gade, Aser, Zebulom, Dâ e Nafatali)
(Deut.27-12-A Benção, foi lançado do monte Gerizim, por:
   Simeão, Levi, Judá, Issacar, José, Benjamim)
(Cap. 6- Israel uniu e passou a seguir as nações estrangeiras, em Canaã. Cap.5)
(Cap. 8- Israel segue ídolos e faz imagens e esculturas de ídolos, em Canaã. Caps.7, 95)
(Cap. 10- Israel trouxe a maldição da Lei sobre si, em Canaã. Cap.132)
(Cap. 22- Israel derramou muito sangue inocente, em Canaã. Cap.160)
(Cap. 23- Israel não ajudava os pobres e necessitados, em Canaã. Caps.13, 39, 40)
(Cap. 25- As faltas cometidas pelo povo de Israel, em Canaã. Caps.10, 30, 131)
(Cap. 30- Israel provocou a ira e o furor de Deus, em Canaã. Caps.45, 163)
(Cap. 33- Deus está com a face escondida do povo de Israel. Caps.98, 161, 165)   

        Os descendentes de Abraão desceram ao Egito para peregrinarem e trabalharem por causa de uma grande seca e fome que houve em toda a terra naquela época, más na terra do Egito tinha muita comida e fartura, pelo motivo que grande parte da terra do Egito, ser banhada pela água do rio Nilo, e com isso, a terra do Egito, não tinha problema com a seca, eles conseguiam cultivarem as suas lavouras todos os anos e com isso, os egípcios tinham grande fartura de alimentos naquela época. Por causa da grande seca, o povo de Israel foi obrigado a ir trabalhar e peregrinar na terra dos egípcios. Os descendentes de Abraão, que é o povo de Israel, desceram ao Egito com aproximadamente setenta pessoas ao todo, más com a benção e proteção de Deus, os descendentes de Abraão que desceram ao Egito, eles se multiplicaram em muito, se tornando um grande povo, más com a morte do Faraó que conhecia à José, que tinha colocado como governador, vieram outros faraós que não conheceram à José, esses faraós começaram a afligirem o os descendentes de Abraão, conhecidos como povo de Israel, que estavam na terra do Egito, como estrangeiros, em terras alheiras, más tinham se tornado um grande povo por causa da benção e proteção de Deus, chegando ao ponto de causar medo no faraó do Egito, já que o povo de Israel poderia se revoltar contra os egípcios e derrotá-los em guerra e com isso, o faraó que não tinha conhecido à José, começou a afligir o povo de Israel, chegando ao ponto de mandar matarem todos as crianças do sexo masculino, que eram nascido na terra do Egito, más quanto mais o povo era afligido, mais eles aumentavam, porque eles tinham a benção e a proteção de Deus e com isso, o povo se multiplicava mais a cada dia que passava. Israel se tornou um grande povo, más eles não tinha uma terra própria eles habitavam em terras estrangeiras, na terra dos egípcios, más o povo de Israel tinham a promessa de Deus para com Abraão, na qual, Deus prometeu dar toda a terra de Canaã aos seus descendentes. Após passados quatrocentos anos da descida do povo à terra do Egito, Deus se lembrou do seu Concerto com Abraão, da promessa que daria a terra de Canaã aos seus descendentes, não que Deus tenha esquecido, más Ele deu um tempo para que o povo viesse a multiplicar, tornando uma grande nação e com isso, Deus levantou o seu servo Moisés para libertar o seu povo da terra do Egito, coisa que Deus poderia fazer por si mesmo, mas Ele preferiu fazer de uma forma humanamente e com isso, Moisés ficou representando  Deus na terra, diante dos egípcios
     No Capítulo 15A, vemos que o povo de Israel é considerado como a vinha do Senhor, que foi tirada da terra do Egito e plantada na terra de Canaã. A vinha do Senhor foi plantada de uma boa semente, a semente de Abraão, que era temente e fiel à Deus e com isso, Deus cumpriu a sua promessa para com Abraão, dando a terra de Canaã aos seus descendentes. No Capítulo 4, vemos que, para Israel entrar na terra de Canaã, Deus entregava todos os inimigos nas mãos do povo de Israel, não só os seus inimigos, más também todas as suas riquezas, tais como: Cidades já construídas lavouras já plantadas e muito ouro e animais, com isso, o povo de Israel, que estavam morando na terra do Egito como escravos e não tinham uma terra própria, passam a terem a sua própria terra, a terra de Canaã. Israel se tornou uma grande nação, rica e poderosa naquela época, más Israel não se tornou uma nação rica e poderosa pelas suas próprias forças, más sim, pela força e poder de Deus, já que Deus habitava no meio do povo de Israel, conforme o Capítulo 12.
      Após o povo de Israel entrar na terra de Canaã, se tornar uma nação rica e poderosa, com as mortes dos pais ficaram os filhos e netos, com o passar das gerações, o povo de Israel foram aos poucos se afastando de Deus. Eles se uniram a outros povos para seguirem as suas doutrinas e ensinamentos, conforme vemos nos Capítulos 6 e 8. Vemos no Capítulo 8, que Israel fez muitas imagens de ídolos e os adoravam, cometendo grandes abominações diante de Deus. A terra de Canaã que deveria ser uma terra santa, foi contaminada com muito sangue inocente, conforme vemos no Capítulo 22 e com muitos ídolos também. No Capítulo 25, vemos que o povo de Israel, cometeu muitas iniquidades e abominações diante de Deus. Em Ezequiel 16-13, fala que Jerusalém ficou rica e formosa, veio a ser rainha. Em Ezequiel 16-14, fala que Jerusalém confiou na sua riqueza e se prostituiu com os ídolos, isto é, Israel largou o seu Deus que os tirou da terra do Egito e começou a seguir ídolos, conforme vemos nos Capítulos 6 e 8. Israel provocou muito a ira e o furor de Deus e com isso, Deus esta com a face escondida do povo de Israel até o dia de hoje, conforme os Capítulos 30 e 33.
      
      O povo de Israel, virou as costas para Deus e para a sua Lei, conforme as passagens:   

1Reis 14-9- O povo de Israel, lançou as leis e mandamentos do Senhor, pelas costas (na terra de Canaã, cap.25)
Nee. 9-26- Israel lançou as leis de Deus pelas costas (com as sua abominações em Canaã, cap.25)

2Crô. 29-6- Israel desviou o rosto do Tabernáculo do Senhor e viraram as costas (seguiam ídolos, cap.8)
Sal. 50-17- Israel aborrecia a correção e lançava as leis de Deus pelas costas (seguia as nações, cap.6)
Jer. 2-27- Israel virou as costas para Deus e não o rosto (hoje Deus está com a face escondida de Israel, cap.33)
Jer. 32-33- Israel virou as costa para Deus e não o rosto (Deus está com a face escondida de Israel, cap.33)
Ez. 8-16- Israel virou a costa para o Templo de Deus (provocou a ira do Senhor, cap.30)

Ez. 23-35- Israel se esqueceu de Deus e lançou por detrás da costa (após entrar na terra de Canaã) 

E-mail: bentomaringa@bol.com.br   -   Bento Bevilacqua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário