sábado, 6 de outubro de 2012

Capítulo 115 - Deus vai levantar em socorro aos pobres



            CAPÍTULO – 115                       -                                   Bento Bevilacqua.
             DEUS VAI LEVANTAR EM SOCORRO AOS POBRES E NECESSITADOS (Caps. 23, 40)

Nota: Vá no final deste, e verás as passagens provando na Bíblia, que Deus vai levantar em socorro aos pobres e necessitados.

(Sal. 12-5- Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados, me levantarei agora)
(Jer. 22-16- Conhecer a Deus é: Praticar o juízo e a justiça. Caps.13, 39)
(Is. 30-28- Deus vai peneirar as nações. Caps.85, 86)
(Is. 18-4- Deus está quieto, da sua morada e vendo tudo. Cap.42)
(Mat. 5-6- Os que tem fome e sede de justiça, serão fartos, no milênio da restauração. Caps.114, 162)
(Cap. 13- Deus manda o povo de Israel, ajudar os pobres e necessitados em Canaã. Caps.23, 39, 40)
(Cap. 23- Israel não ajudava os pobres em Canaã. Caps.13, 39, 40)
(Cap. 39- Deus manda Israel praticar juízo e justiça na terra de Canaã. Caps.13, 23, 40)
(Cap. 40- Israel não praticava juízo e justiça na terra de Canaã. Caps.13, 23, 39)
(Cap. 86- Deus julgará à Israel e o mundo para fazer juízo e justiça na terra, no milênio. Caps.114, 162)
(Cap. 102- Os mansos e os justos herdarão a terra, a nova terra, durante o milênio. Prov.2-21)
(Cap. 162- A justiça de Deus se manifestará aos olhos de todo o mundo, no milênio. Caps.86, 114)
      
         Após Deus ter colocado o povo de Israel na terra de Canaã, um dos principais mandamentos de Deus, para com o povo de Israel, era para o povo não se esquecer dos pobres e necessitados, conforme podermos vermos no Capítulo 13, em varias passagens, Deus mandando o povo de Israel ajudar os mais pobres e necessitados na terra de Canaã.
      No Capítulo 39, vemos em varias passagens, Deus mandando o povo de Israel, praticar juízo e justiça na terra de Canaã, que são as mesmas coisas, já que socorrer os mais pobres e necessitados, é um ato de justiça e misericórdia.
      Deus sendo de amor e de justiça, Ele ama e zela aos que praticam tais coisas, aos que fazem a sua vontade, vemos em Deuteronômio 24-19, Deus manda o povo de Israel, quando eles fazerem as colheitas, para não colherem tudo, mas deixarem um resto para trás, que servia para os pobres e estrangeiros colherem para o seu sustento. Em Deuteronômio 15-15, Deus pede ao povo de Israel, não oprimir os estrangeiros que estavam na terra de Canaã, para peregrinarem ou trabalharem, já que o povo de Israel também tinha sido estrangeiro e peregrino na terra do Egito. Deus sendo de justiça, Ele manda Israel observar essas coisas na terra de Canaã, para que o povo, não venha a cometer injustiças e com isso, venha a perecer na boa terra que Deus tinha lhe dado, para que o povo, não venha a cometer iniquidades diante de Deus, que os tirou da terra do Egito. Em Deuteronômio 14-29, vemos Deus mandar o povo de Israel, cuidar dos levitas, dos estrangeiros, dos órfãos e das viúvas, quando Deus manda o povo de Israel cuidar dos levitas, da tribo de Levi, porque os levitas foram tomados por Deus, para serem seus Sacerdotes, conforme vemos no Capítulo 11A, e com isso, todo o restante do povo de Israel, as onze tribos restante, segundo a Lei dada através de Moisés, deveriam pagarem os dízimos e as ofertas aos levitas, aos descendentes da tribo de Levi, conforme o Capítulo 11C, já que os levitas não tinham recebidos terra em herança para trabalharem, más sim, eles deveriam só cuidarem e ministrarem o Templo do Senhor, oferecendo sacrifícios diante de Deus, em beneficio do resto do povo de Israel. Deuteronômio 14-29, vemos Deus pedindo ao povo de Israel, para não desamparar a tribo de Levi, coisa que o povo de Israel acabou fazendo, Israel desamparou os levitas, conforme vemos no Capítulo 11D, se Israel amparasse os levitas, Israel estaria fazendo justiça, já que os levitas não receberam terra em herança, estariam cumprindo parte da Lei de Deus. Israel não só desamparou os levitas, más também os pobres, os estrangeiros, os órfãos e as viúvas, conforme vemos nos Capítulos 23 e 40.
     Em Deuteronômio 14-29, Deus pede ao povo de Israel, para não endurecer seus corações aos mais pobres, já que na Lei dada através de Moisés, em Deuteronômio 27-19, está escrito que, os que perverterem os direitos dos pobres, eram malditos, segundo a Lei, porque ajudar os pobres e necessitados eram os dos itens da Lei dada ao povo de Israel ao entrar na terra de Canaã, como está escrito em Oséias 6-6, que Deus quer misericórdia e não sacrifícios. Deus falou em Oséias 6-6, que Ele quer misericórdia para com os mais pobres e não sacrifícios, porque o povo de Israel só se preocupava de oferecer sacrifícios à Deus e não ajudava os mais pobres, e com isso, Deus não aceitava mais os sacrifícios de Israel, os sacrifícios, as orações, os jejuns, os cânticos e os incensos, se tornaram uma coisa abominável diante de Deus, conforme vemos de Isaías 1-11 até Isaías 1-18. No Capítulo 17B, vemos que Deus não aceitava mais as ofertas e sacrifícios do povo de Israel, Deus quer o nosso louvor e adoração sim, más que vá a Deus, acompanhados de justiça, da ajuda para com os mais pobres e necessitados, isso se chama: Justiça e misericórdia, coisas que agradam a Deus. Os olhos do Senhor estão voltados para os que praticam tais coisas. Israel procurava oferecer todos os sacrifícios à Deus, segundo a determinação da Lei, más o povo de Israel se esquecia do mais importante da Lei, que são a justiça e a misericórdia, conforme o Senhor Jesus Cristo falou em Mateus 23-23. Deus queria as ofertas e sacrifícios de Israel sim, já que estavam na Lei, más as ofertas e sacrifícios de Israel tinham que irem acompanhados de justiça e misericórdia, da ajuda aos mais pobres e necessitados, veja em Isaías 1-17 e 1-18, Deus falando ao povo de Israel que, se eles ajudassem os pobres e os necessitados, os pecados de Israel se tornariam brancos como a neve
       No Capítulo 125, vemos que, durante o milênio da restauração, as ofertas e sacrifícios de Israel serão de justiça isto é, irão acompanhados de justiça, já que, durante o milênio da restauração, todo os povos serão santos e benditos do Senhor, conforme vemos no Capítulo 104, e com isso, todos os povos serão justos. A Lei do Senhor estará gravada nos corações e todos conhecerão, conforme vemos no Capítulo 94. Se olharmos nos Capítulos 23 e 40, o povo de Israel não ajudava os pobres e os necessitados após entrar na terra de Canaã, hoje, estamos vivendo em um mundo materialista em que as pessoas colocam as coisas materiais, acima das coisas Espirituais, colocam as riquezas deste mundo acima dos seres humanos. Acumulam riquezas e não sabem quem as levaras, temos o exemplo de Jô, lá no velho Testamento, Jô não deixava um estrangeiro passar a noite no meio da rua, ele amava e praticava a justiça e por isso era muito amado de Deus, porque ele tinha prazer nas leis de Deus, nas boas obras, as boas obras que estão juntas dele até o dia do julgamento, o qual, receberá a sua boa recompensa da parte do Senhor, já que todos serão julgados de acordo com as suas obras praticadas aqui na terra em vida, em que todos, receberão, segundo as suas obras conforme vemos no Capítulo 85
      Salmos 12-5, fala: Por causa da opressão dos pobres e dos gemidos dos necessitados, Me levantarei, diz o Senhor já que, de um modo geral, o mundo não aceita o Senhor Jesus Cristo com a sua Doutrina, que está em vigor e nos ensinam a repartirmos o pão, para ter misericórdia e compaixão dos mais pobres e necessitados, já que o mundo está afastado de Deus. As pessoas colocam as coisas materiais acima das coisas Espirituais, é por isso que Deus logo se levantará e se manifestar-se aos olhos de todo o mundo, conforme vemos no Capítulo 42. Ele trará a sua justiça aos olhos de todo o mundo, conforme vemos no Capítulo 86, que Deus julgará o povo de Israel e todo o mundo, para trazer a sua justiça. Neste Capítulo (115) vemos que Deus vai levantar em socorro ao pobres, todas essas passagens e capítulos, são as mesmas coisas, só faladas de formas diferente. Em Isaías 14-30, vemos que os necessitados serão apascentados e deitarão seguros, será durante o milênio da restauração, é a mesma coisa falada no Capítulo 157, onde fala que, o Senhor Jesus Cristo vai apascentar o seu povo, o povo de Israel, más todo o mundo também estará sobre o domínio do Senhor.
     Nos Capítulos 83 e 84 vemos que os homens ímpios serão destruídos da face da terra, para que os mansos e os justos a herdem a nova terra, conforme vemos no Capítulo 102. Sem os homens ímpios  na nova terra, durante o milênio da restauração, também não haverá mais guerra no mundo, conforme vemos no Capítulo 119, quando Deus se levantar em socorro aos pobres, conforme vemos neste Capítulo (115), a justiça de Deus estará se manifestando em todo o mundo, conforme vemos no Capítulo 162. 

        Nota: A missão dos pastores hoje é de apascentarem as ovelhas do Senhor Jesus, conforme vemos em: S. joão 21-16, que, antes do Senhor Jesus subir ao céu, Ele mandou o Pedro apascentar as suas ovelhas, isso é uma grande prova, que são os atuais pastores hoje, responsáveis para apascentarem as ovelhas do Senhor Jesus. Em Atos 20-28, vemos Paulço falar também, que a missão dos pastores e lideres religiosos, é apascentar as ovelhas do Senhor Jesus. Em 1S.Pedro5-2, vemos o Pedro também falar, que os pastores e lideres religiosos, são responsáveis para apascentarem as opvelhas do Senhor Jesus, mas porem, como os pastores e lideres religiosos não estão apascentando as ovelhas do Senhor Jesus, que é cuidar dos mais pobres e necessitados, isso porque, os pastores e lideres religiosos estão apascentados a si mesmo, conforme vemos em Ezequiel 34-2, Ez.34-8 e Ez.34-10. A Bíblia até chama os pastores e lideres religiosos de cães gulosos, conforme vemos em Isaias 56-11, porque eles não se preocupam com as ovelhas do Senhor Jesus, que é cuidar dos mais pobres e necessitados, mas eles só cuidam de si próprio, isto é, só apascentam a si mesmo (Ez.34-2. Ez.34-8. Ez.34-10), e com isso, o Senhor Jesus vai voltar e vai tomar as suas ovelhas das mãos dos pastores e eles deixarão de apascentarem as ovelhas do Senhor Jesus, conforme vemos em Ezequiel 34-10.  Faça um estudo de Ezequiel 34-1 até Ezequiel 34-31, você verá que os pastores de Israel não apascentavam os mais pobres e necessitados e com isso, Deus ficou muito indignado com os pastores de Israel. Se você fazer um estudo de Ezequiel 34-1 a Ezequiel 34-31, você verá claramente, que a missão de um pastor, é apascentar as ovelhas do Senhor Jesus, se não apascentam, são pastores inuteis que apascentam a si mesmo ou são falsos pastores, e em Mateus 7-22, vemos muitos pastores e lideres religiosos indo para o inferno, só porque não apascentaram as ovelhas do Senhor Jesus. Se os pastores e lideres religiosos não estão apascentandos as ovelhas do Senhor Jesus, que é cuidar dos mais pobres e necessitado, é por isso, que Deus vai levantar em socorro aos mais pobres e necessitados, conforme vemos várias passagens logo abaixo.
      Em Salmos 12-5, Deus fala que Ele levantará por causa da opressão e dos gemidos dos necessiotados, é o que vemos no Capítulo 42, que Deus se levantará e se manifestará aos olhos de todo o mundo 

      Deus vai levantar em socorro aos pobres e necessitados, conforme as passagens:    
 
  Jô 31-32- Jô socorria os estrangeiros, os viajantes e pobres (não passavam a noite na rua ou na praça)
  Sal. 9-12- Deus não vai se esquecer do clamor dos aflitos (vai levantar em socorro, cap.115)
  Sal. 9-18- Porque os necessitados não serão esquecidos para sempre (Deus vai levantar em socorro)
  Sal. 10-12- Levanta-te Senhor (cap.42), levanta a tua mão, não esqueças dos necessitados (levantará no milênio)
  Sal. 10-14- A Ti, o pobre se encomenda, Tu és o auxilio dos órfãos (será no milênio) 
  Sal. 10-17- Senhor, Tu ouviste os desejos dos mansos, confortarás os seus corações (herdarão nova terra, cap.102)
  Sal. 10-18- Para fazeres justiça (cap.162) ao órfão e aos oprimidos, afim de que, o homem que é da terra, não prossiga mais com a violência (não haverá mais guerra no mundo, cap.119)
  Sal. 12-5- Por causa da opressão aos pobres e dos gemidos dos necessitados, Me levantarei (cap.42) agora, diz o Senhor e porei a salvo (no milênio, cap.87)
  Sal. 12-7- Deus vai guardar e livrar os (cap.87) pobres desta geração
  Sal. 14-5- Deus está na geração dos justos (herdarão a nova terra, cap.102)
  Sal. 18-27- Porque Tu, livrarás o povo aflito e abateras os olhos altivos (caps.46, 83, 84)
  Sal. 22-26- Os mansos comerão e se fartarão (herdarão a terra, cap.102) louvarão o nome do Senhor (no milênio)
  Sal. 33-5- Deus ama o juízo e a justiça (cap.162) a terra ficará cheia da bondade do Senhor (no milênio) 
  Sal. 34-15- Os olhos do Senhor, estão sobre os justos (cap.102) e os seus ouvidos atentos ao seu clamor
  Sal. 35-10- O Senhor vai livrar os pobres, das mãos dos poderosos (durante o milênio) 
  Sal. 41-1- Bem aventurado é aquele que atende aos pobres, o Senhor os livrarás no dia do mal 
  Sal. 65-5- Com coisas tremenda de justiça (cap.162) nos responderás, ò Deus da nossa salvação (cap.87), Tu és as esperanças de todas as extremidades da terra
  Sal. 68-5- Pai dos órfãos e juiz das viúvas, é Deus no seu lugar Santo
  Sal. 72-4- Julgará os aflitos do povo, salvará os filhos dos necessitados e quebrantará os opressores (caps.83, 84)
  Sal. 72-12- Porque Ele livrará os necessitados quando clamarem, e também o aflito e aos que não tem quem ajude
  Sal. 72-13- Compadecer-se-á dos pobres e dos aflitos e salvará as almas dos necessitados (no milênio)
  Sal. 82-4- Livrai os pobres e necessitados, tirai-os das mãos dos ímpios (caps.83, 84) 
  Sal. 94-15- Mas o juízo voltará a ser justiça (cap.162) e hão de seguí-los, todos os retos de coração (no milênio)
  Sal. 102-17- Deus vai atender as orações dos desamparados, não vai desprezar as suas orações (no milênio)
  Sal. 103-6- O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos (fará no milênio, cap.162)
  Sal. 107-41- Deus levantará da opressão os necessitados, para um alto retiro
  Sal. 107-42- Os retos vêem isso e alegram-se, mas todos os iníquos fecham a boca
  Sal. 109-31- Pois se porá a direita do pobre, para livrá-lo dos que contendem a sua alma
  Sal. 132-15- Abençoarei abundantemente o seu mantimento, fartarei de pão os seus necessitados (no milênio)
  Sal. 140-12- Sei que o Senhor, sustentará a causa do oprimido e o direito dos necessitados (no milênio)
  Sal. 146-7- Que faz justiça aos oprimidos (fará no milênio, cap.162), que dá pão aos famintos (dará no milênio) o Senhor solta os encarcerados
  Sal. 146-9- O Senhor guarda os estrangeiros, ampara o órfão e a viúva, más transtornam os ímpios (caps.83, 84)
  Prov. 14-20- O pobre é aborrecido até do seu companheiro, más os amigos dos ricos, são muitos
  Prov. 14-31- O que oprime os pobres, insulta a Deus, más os que compadece dos necessitados, honra à Deus
  Prov. 17-5- Os que escarnece dos pobres, insulta à Deus
  Prov. 19-1- Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade, do que o perverso de lábios tolos
  Prov. 19-4- O pobre é abandonado até pelos seus amigos
  Prov. 19-22- É melhor o pobre (sincero) do que o mentiroso rico
  Is. 10-1- Ai dos que decretam leis injustas e dos escrivães que escrevem perversidades
  Is. 11-4- Mas julgarás com justiça (cap.162) os pobres e repreenderá com equidade os mansos (cap.102) da terra
  Is. 14-30- E os primogênitos dos necessitados serão apascentados (pelo Senhor Jesus, cap.157) os necessitados deitarão sossegados (em paz, caps.118, 119) mas os ímpios serão destruídos da face da terra (caps.83, 84)
  Is. 16-4- Porque, o homem violento terá fim (caps.83, 84) a destruição é desfeita e os opressores serão consumidos da face da terra (os mansos e justos herdarão a nova terra, cap.102)
  Is. 25-4- Porque foste a fortaleza dos pobres e a fortaleza dos necessitados na sua angustia
  Is. 26-6- Os pés dos aflitos e dos necessitados os pisarás (caps.83, 84)
  Is. 29-19- E os mansos (cap.102) terão gozo sobre gozo no Senhor e os necessitados entre os homens, se alegrarão (cap.106, no milênio)
  Is. 33-16- Este habitará nas alturas, as fortalezas das rochas, serão o seu alto retiro, o seu pão lhes serão dado e as suas águas serão certas (durante o milênio da restauração)
  Is. 35-4- Dizei aos turbados de corações: Esforçai-vos, não temeis, eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus, Ele virá e vos salvará (o resto de Israel, caps.87, 103)
  Is. 40-11- Como o pastor apascenta (Apoc.7-17, Sal.23-1, Ez.34-13, Ez.34-15, cap.157) o seu rebanho, entre os seus braços, recolherás (Israel, cap.35, 38) os cordeirinhos, Ele guiará (Apoc.7-17) mansamente
  Is. 41-17- Os aflitos e necessitados, buscam água e não há, as suas línguas se secam de sede, más Eu o Senhor os ouvirei e não desampararei (no milênio da restauração)
  Is. 49-13- Exaltai ò céus, alegra-te tu terra e vós montes, estalai de júbilo (no milênio, cap.106)
  Is. 66-2- Mas eis para quem olharei, para os pobres e abatidos de espírito, aos que tremem das minhas palavras diz o Senhor (Deus levantará em socorro aos pobres, cap.115)
  Jer. 20-13- Cantai ao Senhor, louvai ao Senhor, pois livrou (é profecia, ainda acontecerá no milênio) a alma dos necessitados das mãos dos malfeitores
  Jer. 22-16- Conhecer à Deus é: Praticar o juízo e a justiça (caps.13, 40)
  Jer. 23-3- Eu mesmo recolherei o resto das minhas ovelhas (resto Israel, cap.103) de todas as terra. diz o Senhor
   (caps.35, 97, 154. Jesus vai apascentar as suas ovelhas, cap.157, se referindo ao povo de Israel)
  Jer. 23-4- O resto (de Israel), serão apascentados (caps.35, 157) e não temerão mais (não terão mais fome, cap.166)
  Jer. 31-25- Porque satisfiz a alma cansada e todas as almas triste, saciarei (durante o milênio da restauração)
  Ez. 34-10- Deus vai tomar as ovelhas (povo Israel, caps.35, 157) das mãos dos pastores (cap.34)
  Ez. 34-16- As ovelhas gordas (os ricos) serão destruídas, serão apascentadas em juízo (cap.85)
  Ez. 34-22- Deus vai livrar (cap.87) o Resto do povo (de Israel, cap.103) e julgará entre pobres e ricos (cap.85)
  Ez. 34-31- O resto das ovelhas (resto de Israel, cap.103) serão do pasto do Senhor (serão apascentadas, cap.157)
  Sof. 2-3- Todos os mansos serão escondidos no dia da ira do Senhor (cap.45)
  Sof. 3-19- Salvarei (Israel, cap.87) a que coxeava e recolherei (caps.35,38, 97, 100, 154, 157) a que foi expulsa
  Zac. 13-7- Deus vai salvar os pequenos (herdarão a nova terra, cap.102)
  Luc. 1-52- Depôs dos tronos os poderosos e elevou os humildes (é uma profecia, acontecerá no milênio)
  Luc. 1-53- Encheu de bens os famintos e despediu vazios os ricos (é uma profecia, ainda acontecerá no milênio)    


E-mail: bentomaringa@bol.com.br   -   Bento Bevilacqua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário